História

Home / História

A Casa de apoio Madre Maria Gertrudes é um centro social administrado pelas Irmãs Salesianas Missionárias de Maria Imaculada (S.M.M.I) e Família Salesina –Filhos e Filhas de São Francisco de Sales (FSFS) com o apoio da Paróquia Nossa Senhora Aparecida km9, Igreja Irmã Paróquia São Vicente de Paulo e Arquidiocese de Londrina, juntamente com CARITAS, Vicentinos da Igreja Imaculada Coração.
No período de 1999 a 2005 foi um processo de conhecer e compreender a realidade vivenciada no bairro União da Vitoria 4 pelas irmãs salesianas vindos da Índia ( ASIA) e Madagascar (AFRICA) para a missão evangelizadora em consonância com os princípios do patrono de São Francisco de Sales e Santa Jaine Chantal para acolhida, escuta e senbilidade social e espiritual a partir da visita familiar, juntamente com a ação da Pastoral da Criança da Paroquia São Lourenço.
A Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes formalmente iniciou suas atividades em 13 de maio de 2006, em uma casa alugada no interior do bairro União da Vitória IV, na cidade de Londrina. Inicialmente com o atendimento assistencialista frente às necessidades das famílias, em especial de mulheres e crianças nos aspectos de convívio familiar e desenvolvimento humano, social e espiritual. Contudo houve a necessidade de mudança de endereço, ainda no próprio bairro devido a grande demanda de procura pelos serviços ofertados gratuitamente.
Em 2013 ampliou a parceria com as instituições Arquidiocese de Londrina, CARITAS, Paróquia São Vicente de Paulo e Nossa Senhora Aparecida Km 9, que colaboraram com doação de alimentos, voluntariado, pagamento de aluguel e manutenção da instituição.
A partir de 2016 com o retorno da Irmã Pushpamary Susaiappan da Índia iniciou o processo de inscrição de CNPJ como Associação de Maria Imaculada vinculada a congregação, para a devida regulamentação e formação da diretoria e contribuiu para a entidade social estende-se seu atendimento aos bairros, Jardim Nova Esperança, Cristal e outras comunidades adjacências, com o apoio assistencialista com a concessão de cestas básicas, realização de cursos de capacitação profissional como informática, corte e costura e atividades socioculturais esporadicamente com o balé, bordado, crochê, pintura em tecido, introdução ao francês e inglês, musicalização com flauta, teclado, violão, leitura e redação, entre outras atividades a partir de parcerias com voluntariado. Resultando em 2019 a concessão do título de utilidade pública municipal com o apoio do vereador Jose Roque Neto em nome da Associação de Maria Imaculada.
Reiteramos que ações de terapias em suas diversas práticas de IMT (Multi terapias integrativas) e PIC (Práticas Integrativas Complementares) em âmbito individual e grupal visando a saúde mental, psicologia social e saúde física permaneceram ativamente com a integração da Pastoral da Escuta, em especial com Sujok e aconselhamento psiquiátrico feito pela Ir. Pushpamary Susaiappan
Inevitavelmente com o surgimento da pandemia a COVID 19 e agravamento das demandas sociais em nosso país, município e bairros que atuamos nos anos 2019 e 2020, houve a necessidade de adaptação na forma de atendimento e apoio social com os beneficiários atendidos, que ocorreram seguindo as orientações e normas técnicas da vigilância sanitária para enfrentamento a COVID 19 com o distanciamento social, atendimento híbrido (presencial e remoto), prescrição e manipulação de florais, concessão de alimentos que auxiliaram o bem estar físico, mental e emocional.
O reconhecimento social do poder público à Associação Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes com o título de utilidade pública municipal que é concedido as instituições que possuem objetivo social, sem fins lucrativos e prestadores a serviços à coletividade, ocorreu em 2020 a partir do apoio do vereador Nantes.
Inclusive há participação da Casa de Apoio enquanto sociedade civil aos Conselhos Municipais de Idosos e das mulheres, representada enquanto conselheira e suplente Irma. Pushpamary Susaiappan. Bem como a instituição fomentou a formação internacional de 78 (setenta e oito) pessoas de Introdução do Sujok pela Dr. Nijazik Touch, da Alemanha. E a Irma Pushpamary foi responsável pela formação em Multiterapia integrativa (IMT) e Access Bars Consciousness de 15 (quinze) brasileiros e 55 ( cinquenta cinco) pessoas internacionalmente.
Existem inúmeros projetos idealizados em constante busca de recursos humanos, monetários e físicos para a visibilidade de continuidade de execução das ações, bem como qualificar e ampliar o atendimento em consonância com a Política da Assistencial Social e Política Nacional de Promoção de Saúde como por exemplo pedido de concessão de um terreno junto à Prefeitura Municipal de Londrina e empresa privada para centralização de todos os serviços desenvolvidos, contudo por hora,as ações são desenvolvidas na sede Casa de Apoio situada no União da Vitoria I, unidade São Francisco de Sales no bairro Franciscato, unidade Henri Chaumont situado no bairro Santa Joana, unidade Nossa Senhora do Carmo no bairro Nova Esperança e unidade Madame Carre de Malberg na Casa de Artes ,situada no Jardim Franciscato.

A Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes possui como missão:

Desenvolver ações que proporcionem enfrentamento de fragilidades sociais priorizando as crianças, mulheres e idosos, oportunizando autonomia e qualidade de vida aos atendidos, contribuindo para seu desenvolvimento humano no âmbito físico, psico, social e espiritual, a partir da mística de Madre Maria Gertrudes.

Sua visão sendo:

Ser uma entidade forte, unida e reconhecida pela população, órgãos públicos e privados pela defesa e garantia de direitos ao público atendido em situação desproteção social, atuando com seriedade, eficácia e transparência, fomentando ações e projetos, focando nas demandas existentes na comunidade em especial das famílias.

Em termo de valores a Casa de Apoio MMG atende para:

⦁ Acolhida e inclusão independente de raça, idade, gênero, nacionalidade, opção política, religiosa e sexual.
⦁ Atuação e desenvolvimento em projetos sociais com ética e transparência.
⦁ Comprometimento da população atendida.
⦁ Valorização do contexto sociocultural.
⦁ Valorização e respeito às pessoas.

Assim o objetivo principal da instituição é:

Defesa e Garantia de Direitos e oferta de atendimento no âmbito da educação, cultura, saúde e social as pessoas e famílias em situação de desproteção social, especialmente crianças, mulheres e idosos da região sul.

Abrangência

A abrangência de atendimento da instituição é especialmente nos territórios da região Sul, especificamente no União da Vitória I,II,III,IV,V,VI, Fransciscato, Novo Perobal, Santa Joana,Nova Esperança, Cristal I e II,Vila Monster, Vila Feliz, Jd Maravilha residencial, Campos Elíseos, km 9, Jardim São Marcos, São Lourenço. Contudo, semanalmente com prévio agendamento há o deslocamento do atendimento em outras localidades e serviços socioassistenciais.

Para cumprir sua finalidade institucional, a casa de apoio MMG garanta a execução direta de projetos, programas, planos de ações correlatas, por meio da doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou ainda pela prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins econômicos e a órgãos do setor público que atuem me áreas especificas. Essa execução faz parte das ações desenvolvidas no campo do empreendedorismo social da instituição. Ou seja, a casa de apoio MMG garanta a execução direta de projetos, programas no campo de empreendedorismo social que busca transformar e minimizar os impactos ocasionados por problemas sociais.

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA CASA DE APOIO MMG

A Casa de Apoio MMG oferece serviço para crianças e adolescentes; compreende-se um serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
A partir da intervenção social planejada, cria situações desafiadoras, estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.
Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.
Os objetivos desse serviço são:

  • Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;
  • Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, em especial, das pessoas com deficiência, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
  • Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios;
  • Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos;
  • Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários;
  • Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
  • Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.

Assim, são oferecidas: Oficina de Musicalização, de Capoeira; de Dança para esse publico

Registro de algumas atividades feitas para e com as Crianças e adolescentes durante o ano de 2022

A casa de apoio MMG oferece um serviço de educação socioprofissional e promoção da inclusão produtiva para as mulheres e idosos

O trabalho tem por enfoque a realização de ações que ampliem as condições de acesso ao mundo do trabalho e geração de renda com a oferta planejada, participativa e articulada com a rede socioassistencial, rede do CRAS; identificação do público potencial; ações de acolhida e sensibilização; capacitação profissional em áreas diversas; educação socioprofissional e preparação para o mundo do trabalho; acompanhamento em todo o percurso dos processos de formação e capacitação, bem como no pós-cursos; informações, orientações e encaminhamentos; relação de referência e contrarreferência; articulação com as demais políticas públicas e políticas de garantia de direitos.
⦁ FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO: A partir de ações que ampliem as condições e promovam a mediação da integração e acesso dos usuários da política de assistência social ao mundo do trabalho e geração de renda, por meio de qualificação socioprofissional, formação e capacitação, com vistas a assegurar a proteção social e viabilizar a promoção do protagonismo, do acesso a oportunidades e inclusão produtiva e da participação cidadã.

Registro de atividade de capacitação pelos grupos da economia solidária e de planejamento das ações de 2023 no anexo de Santa Joana

SERVIÇO DE FORTALECIMENTO DE INICIATIVAS COLETIVAS DE GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA:
A partir de ações que se constituam como investimento econômico-social em grupos populares, buscando subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para geração de trabalho e renda, melhoria das condições gerais de subsistência, elevação do padrão da qualidade de vida, preservação do meio ambiente e sua organização social, com enfoque no fortalecimento de iniciativas coletivas de trabalho e renda, na formação e fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários, da rede solidária de produção, comercialização e consumo, sejam informais ou formais.

As oficinas desenvolvidas no ano 2022

Atuação na área da economia solidaria com as mulheres da costura em diferentes anexos da instituição: Santa Joana, União da Vitoria, Franciscato

Cerimônia de entrega de certificado de participação das mulheres do curso de Costura no ano 2022

Oficina de fabricação de enfeites de Natal no Franciscato

Atuação na área da economia solidaria com as mulheres do Grupo de panificação em diferentes anexos da instituição: Santa Joana, União da Vitoria, Franciscato

Atuação na área da economia solidaria com o Grupo horta comunitária

A casa de apoio oferece um serviço de atendimento terapêutica e psicológico individual e em grupo. Durante 2022, várias atividades foram desenvolvidas para fortalecer a saúde mental do público atendido; Compreendendo que a saúde mental está relacionada aos aspectos intangíveis, emocionais, psicológicos e até espirituais é de suma importância somar esforços e buscar estratégias para o equilíbrio das emoções, sentimentos e expectativas em torno de si, dos outros e da vida.
A oferta foi feita a partir do atendimento:
⦁ Atendimento psicológico individual
⦁ Aconselhamento psiquiátrico
⦁ Práticas Integrativas individuais, grupo e comunidades.
⦁ IMT ( Multi terapias integrativas) e capacitação

Atendimento comunitário com Praticas integrativas (PICS) e IMT

Serviço de Atendimento psicológico individual

Grupo de terapia, meditação, alongamento com os idosos

Outros serviços de assistências são ofertas para atender demandas pontuais e emergenciais.
Esse ano foi realizado
⦁ Distribuição de Remédios e material para os doentes Fralda Para idosos e as crianças
⦁ Distribuição de brinquedos e cestas para Festa de Crianças
⦁ Distribuição de cestas básicas
⦁ Doação de florais pelas pessoas com renda baixa

A casa de apoio conta com um Bazar de roupas a preço bem acessível para promover o empreendedorismo junto as voluntárias que organizam as doações voltadas a esta finalidade

Registro de distribuição de cestas básicas paras as mulheres da comunidade

Conclusão
Para a realização deste projeto, inicialmente, identificamos a necessidade de contratação de profissionais para o desenvolvimento dos trabalhos nas áreas da assistência social, saúde, educação, bem como administrativa.
No ano 2022 foram contratados este quadro de profissional para qualificar os serviços ofertados
No ano 2022 foram contratados este quadro de profissional para qualificar os serviços ofertados